sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O POVO MASSACRADO PELOS IMPOSTOS


                
                Cena recente de São Paulo. Uma senhora, que estava na minha frente na fila do caixa de um supermercado em Pinheiros, fez uma pequena compra de mantimentos no valor de 217 reais.
               –  Quero só ver quanto a senhora vai pagar de impostos! – disse eu.
                – Aqui na tela do computador aparece – explicou a moça do caixa.
         Olhei e fiquei espantado: naquela pequena compra de mantimentos que a senhora fizera, ela pagou 57 reais de impostos!
                – A senhora acabou de dar quase 60 reais para esses políticos corruptos – disse eu à mulher. - Imagine o que a senhora ainda poderia comprar com esse dinheiro.
              – É verdade, nem me fale nisso, é um roubo! – disse ela. A moça do caixa concordou.
                Na minha vez de passar pelo caixa, minha compra (uma fatia de melancia e um pacote de dadinhos, doce da minha infância) ficou em pouco mais de 6 reais. Impostos:  um real e oitenta e cinco centavos! "Até nisso tem impostos!", refleti.

Vampirismo

                Fiquei pensando nos milhões de brasileiros, que todo dia, em todas as cidades e capitais do pais,  são depenados ao comprar bens necessários e pagam impostos tão extorsivos. Quanto dinheiro entra no caixa dos governos! – e para quê? Para financiar os supersalários e as superaposentadorias dos funcionários do poder: desde  presidentes da República, seus ministros e auxiliares, deputados e senadores com seu staff, governadores, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e por aí afora. Num custo administrativo do país,  dos estados e municípios que está sufocando todas as empresas brasileiras, a classe média e, principalmente, a pobre. E eles não param de pedir aumento! Querem mais salário, mais aposentadoria, mais auxílio moradia, mais isto e aquilo.
         Outra fatia suculenta dos impostos vai para as corrupções crônicas. E devemos notar ainda, que metade do dinheiro produzido e arrecadado no Brasil, ou seja, metade do PIB do país (cerca de 500 bilhões de reais) o governo encaminha para os bancos, para pagar só os juros (!) da dívida pública.
            E não é só aí que a extorsão reside. O coitado do povo brasileiro paga impostos em tudo: no transporte público, nos bilhetes de metrô, na gasolina dos automóveis, nas refeições nas lanchonetes, nos pedágios absurdos nas estradas, na indústria das multas, e por aí afora. 
     Sem contar o famigerado IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – que um dos piores prefeitos que São Paulo já teve, Kassab, aumentou em 600% (!) num único dia! Ou seja, quem pagava mil reais de imposto, passou a pagar sete mil, do dia para a noite. É claro que isso gerou inflação, fechamento de lojas e empresas na maior capital do país. E o exemplo de São Paulo foi logo copiado por políticos corruptos do Brasil inteiro. E tal prefeito ainda foi premiado: a sra Dilma Roussef nomeou-o ministro das Cidades! Para acabar com o resto dos municípios!
                As consequências deste achaque ao povo foi o seguinte: as casas estão todas para vender, porque seus proprietários não conseguem pagar o IPTU, e ninguém quer comprá-las, para não assumir esse custo. Ninguém mais quer ter casa própria. Porque ser dono de um imóvel hoje, significa pagar um aluguel astronômico para o governo. Conheço uma pessoa que comprou, há muitos anos, uma casa nos Jardim Paulistano e quer se desfazer dela, porque está pagando 20 mil reais por ano de IPTU!
                A verdade é que o povo – a classe média alta, a média e a pobre – não aguenta mais pagar os impostos mais altos do mundo! As empresas estão fechando, os empreendedores não querem se arriscar a investir, e o Brasil está andando para trás. O culpado: nossos governantes. Não os atuais. Todos, que jamais fizeram uma reforma tributária, de um século ou mais para cá. O  grande culpado da paralisia do país é o seu governo, com sua política de extorsão do povo, e seu pacto com os banqueiros internacionais e as grandes corporações.
                VAMOS EXIGIR O QUE JÁ DEVIA TER SIDO FEITO HÁ MUITO TEMPO: REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ! IMPOSTO ÚNICO JÁ! PARA QUE FINALMENTE O BRASIL POSSA SAIR DA PARALISIA ASFIXIANTE QUE O DOMINA, E SEU POVO  POSSA, ATÉ QUE ENFIM,  DESLANCHAR PARA SUA MERECIDA RIQUEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário