terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Artistas São Reprimidos na Av. Paulista

José Ortiz

A Prefeitura atual e a PM do Estado resolveram proibir que os artistas se apresentem na avenida Paulista. Como se não vivêssemos num país democrático e como se os artistas estivessem executando uma atividade criminosa, são abordados e cerceados pela Polícia Militar do Estado, a pedido da Prefeitura Municipal da cidade.

Em todas as cidades livres do mundo, é muito comum ver artistas se apresentando nas ruas, para prover o próprio sustento. Em Nova York, quando lá moramos, havia perto de nosso escritório, na esquina da Broadway com a rua 110, um jovem que tocava violão e cantava todos os dias, alegrando quem passava. Deixava a caixa do instrumento aberta no chão, para lhe depositarem um pagamento voluntário.
No Central Parque havia do lado de fora um jovem que tocava teclado, cantava e era muito bom na guiterra também. Formavam-se grupos a sua volta para ouvi-lo e muitos faziam questão de pagá-lo pela sua apresentação. Foi contratado depois por um programa de TV.
Em Santiago de Compostela, quando lá visitamos, havia perto da catedral um tenor muito bom que recebia para cantar. Em Paris, nos arredores da Catedral de Notre Dame, agrupavam-se pintores e desenhistas, que retratavam pessoas na hora ou vendiam seus quadros de paisagens naturais ou urbanas.
Enfim, é um modo de o povo se beneficiar um pouco da atividade artística e de os cultores das artes proverem o próprio sustento.
Em São Paulo, porém - a maior cidade do hemisfério sul e uma das maiores do mundo os artistas enfrentam a repressão policial - e não podemosesquecer que a PM deveria estar à caça, isto sim, dos criminosos e traficantes que pululam soltos pela cidade.
Esta ação ridícula da Prefeitura da cidade de São Paulo em parceria com o governo do Estado deve ser denunciada por todos os que amam a democracia e a liberdade, sobretudo pelos que têm carinho pelos artistas. Estes precisam ser estimulados e defendidos e não atacados dessa vergonhosa maneira, por simplesmente exercerem sua arte.
Espalhe esta notícia a todos que conhece, para forçar nossos governantes a terem mais de respeito pelo povo que trabalha e os sustenta no poder, que estão usando desse modo tão doentio e pernicioso. Veja a notícia em:
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/artistas-de-rua-sao-expulsos-da-paulista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário